Agentes de Saúde participam de congresso sindical em Arcoverde

0
25

O auditório do Hotel Cruzeiro, em Arcoverde, sediou nos dias 16 e 17 de novembro, o 1º Congresso SINDRAS, promovido pelo Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Médio Agreste e Sertão do Estado de Pernambuco. Reunindo lideranças dos servidores, a primeira assembleia anual possibilitou a abordagem de pautas de maneira bastante participativa com o público presente.

Cada município participante teve o direito de nomear quatro representantes filiados a entidade, que atuaram como delegados para as deliberações exploradas no decorrer da programação.  “Nestes dois dias de evento, os filiados do SINDRAS tiverem a oportunidade de conhecer a história do sindicato e tirarem suas dúvidas com os debatedores. Pudemos enfatizar diversos assuntos relacionados a categoria, a exemplos da Prestação de Contas ano 2016, Reforma Estatutária, Previsão Orçamentária ano 2018, Proposta de Implantação da Frente Parlamentar em Pernambuco em Prol dos ACS e ACE, PLC 6437/2017, PEC 22, Aposentadoria Especial e Insalubridade”, informou o presidente do sindicato, Luciano João.

O congresso também contou com autoridades da região, como o Controlador Geral Interno da Prefeitura de Arcoverde, Audênio Costa Ferro, que esteve representando a prefeita do município, Madalena Britto; Fábio Souza, representando a secretária de Saúde de Arcoverde, Andreia Britto; o prefeito de Buíque, Arquimedes Valença; e o deputado estadual Marcantonio Dourado, entre vários representantes de instituições públicas dedicadas à saúde no interior de Pernambuco.

“O município de Arcoverde firmou o compromisso com os Agentes de Saúde, possibilitando a viabilidade de votar o Projeto de Lei da insalubridade ainda no mês de dezembro deste ano, pois a gestão reconhece que é direito da categoria, inclusive o município já realizou a perícia que dá direito a 20% de insalubridade a esses profissionais”, destacou Luciano João. Já o coordenador de Atenção Básica do município, Fábio Souza, abordou durante o congresso a importância da categoria nos números positivos da saúde na cidade, onde teve grandes avanços, melhorando a qualidade de vida dos arcoverdenses.

Pontos como o adicional de insalubridade aos ACS e ACE, a criação de uma mesa de negociação com o Governo do Estado, a PEC 22, o PL 6.437/2016 e a Nova PNAB, foram alguns dos temas levantados pelos palestrantes das demais cidades participantes, possibilitando que os filiados pudessem questionar e debater estratégias para serem colocadas em prática.

Fotos: SINDRAS/divulgação

Publi1

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui