spot_img
InícioENTRETENIMENTOCINEMAVinte anos após estreia, Harry Potter e a Pedra Filosofal volta aos...

Vinte anos após estreia, Harry Potter e a Pedra Filosofal volta aos cinemas

Primeiro filme da saga de J. K. Rowling retorna aos cinemas em 3D com salas lotadas

Há 20 anos, Harry Potter e a Pedra Filosofal estreava nas salas de cinema. A primeira adaptação dos livros de J. K. Rowling mostrou o fantástico mundo bruxo e arrecadou mais de U$ 1 bilhão de bilheteria (cerca de R$ 5,5 bi na cotação atual). Para celebrar este marco, os astros Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, entre outros, se reuniram para um especial da HBO Max. Além disso, o longa que levou a saga para o universo cinematográfico volta aos cinemas neste domingo (21).

Apesar da estreia brasileira de Harry Potter e a Pedra Filosofal nos cinemas ter sido em 23 de novembro de 2001, a data escolhida para o longa retornar aos cinemas foi de dois dias antes do marco de 20 anos. A saudade do cinema – intensificada pela pandemia – e o desejo de assistir ao filme em 3D fez com que as salas lotassem rapidamente.

Inicialmente, a Rede UCI de cinemas disponibilizou quatro salas e seis sessões para o grande retorno do longa no Recife. Mas a procura foi tão grande que a rede ampliou a programação para sete salas e 23 sessões nos três cinemas da capital.

O Cinesystem, do shopping North Way, em Paulista, ofertou apenas uma sessão à meia noite do domingo e outra durante o dia. Apesar de não haver tanto movimento no cinema durante os dias normais, a procura dos fãs fez com que a rede disponibilizasse mais três sessões durante o domingo.

A professora de história Raissa Efrem, de 24 anos, providenciou logo seu ingresso. “Eu soube que tinha esgotado e os shoppings abriram mais salas. No domingo eu trabalho o dia todo, então teria de ser uma sessão noturna. Pra minha sorte tinha uma às 22h. É o destino querendo que eu assista a todo custo. Não tem jeito”, relata.

A historiadora conta também suas expectativas para a experiência de ver pela primeira vez Harry Potter e a Pedra Filosofal nos cinemas: “É como se eu tivesse voltando pra infância. Desde que eu me tornei fã de HP eu fico lamentando não ter assistido a todos os filmes no cinema, não ter passado das teorias antes dos lançamentos dos livros. Eu já peguei quase tudo pronto. Então poder ir ao cinema de novo, criar expectativas como se fosse realmente uma estreia tá mexendo muito comigo”. “Eu já sei todas as falas do filme, mas sinto como se fosse a primeira vez. Ver a Emma pequeninha na telona”, acrescenta.

A relação de Raissa com a saga Harry Potter vai além de ler os livros e assistir os filmes. A primeira tatuagem da historiadora foi uma frase dos livros e o trabalho de conclusão de curso (TCC) foi sobre a ditadura instaurada em Hogwarts. Além disso, seu primeiro contato com Gabriel, seu atual namorado, foi uma conversa sobre o universo mágico.

Já a estudante de medicina Laryssa Melo, de 24 anos, levou um susto ao descobrir que o filme seria exibido em Garanhuns, onde mora e estuda. Laryssa, que precisou ser acompanhada pela mãe para assistir filmes da saga nos cinemas durante anos, combinou com os amigos de assistir o retorno do longa. “Quem gosta mesmo de Harry Potter nunca enjoa dos filmes e dos livros. E assistir no cinema é uma sensação diferente da gente assistindo em casa. Então tô bem ansiosa”, comenta sobre a experiência.

“Mainha ia comigo porque eu não tinha idade pra entrar sozinha ainda. Minha irmã e algumas primas iam junto”, conta Laryssa. Essas primas foram as responsáveis por apresentar o mundo mágico de Harry Potter à estudante de medicina.

Além de assistir os filmes, Laryssa leu os livros da saga. Ela afirma que isso ajudou a retomar o hábito da leitura e que, assim como suas primas mais velhas fizeram anos atrás, apresentou o universo mágico ao seu primo de 7 anos, Miguel. A estudante pretende, ainda, usar isso para incentivar que ele leia mais. “Ele ficou muito animado desde que começou a aprender a ler, então sempre dou algum livrinho a ele. Óbvio que darei os de Harry Potter também”, diz.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS