quarta-feira, outubro 20, 2021
spot_img
InícioPOLÍTICACinco vezes prefeito, 20 anos dedicados à Buíque

Cinco vezes prefeito, 20 anos dedicados à Buíque

Dizem que a política só tem uma porta, a da entrada. Vira um vício e poucos conseguem largar. Mas poucos alcançam algum tipo de façanha, como o veterano Arquimedes Valença, prefeito de Buíque pela quinta vez. Com 167 anos de fundação, Buíque terá tido Arquimedes por 20 anos à frente dos seus destinos quando ele encerrar seu quinto mandato em 2024. Provavelmente, o único prefeito pentacampeão no Estado.

Filho da própria Buíque, Arquimedes teve sua vida voltada ao campo e a criação de gado sendo, nos anos 70, presidente da Cooperativa Agropecuária do município. Chegou a ser o maior produtor de leite bovino de Pernambuco, recebendo, por três anos consecutivos, o título de melhor produtor do município em leite, milho, feijão e algodão. Emplacou o Prêmio de Produtividade Rural, conferido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Pernambuco – EMATER-PE.

Em 1982, ingressou na carreira política, lançado por amigos próximos e lideranças locais como candidato a vice-prefeito, eleito ao lado do ex-prefeito José Camelo. Em 1989, conquistou seu primeiro mandato como prefeito. Nesse período, criou o carnaval de banho de Buíque. Ao final deste mandato, conseguiu deixar o município com um legado jurídico considerável: Lei Orgânica Municipal promulgada, Código Tributário, Estatuto do Servidor Público Municipal, Lei da Organização Administrativa da Prefeitura, criação de conselhos municipais, regularização da situação funcional de todos os trabalhadores e servidores municipais.

Em 2001, conquistou o segundo mandato e neste período conseguiu com que o Vale do Catimbau fosse reconhecido como Parque Nacional. Já em 2005, no terceiro mandato, promoveu, juntamente com a Pastoral da Criança, a erradicação da mortalidade infantil, feito inédito no Nordeste. Teve papel importante também na implantação do Planipanema – Plano de Revitalização da Agropecuária do Vale do Ipanema, com o título Estadual de Prefeito Empreendedor conferido pelo Sebrae.

Em 2017, ao lado de Dr. Dílson Souza Santos como vice, foi eleito prefeito de Buíque pela quarta vez e em novembro de 2020 reeleito para governar o município de 2021 a 2024. Nas urnas, o povo conferiu a ele o troféu inédito marca de prefeito pela quinta vez aos 73 anos de idade.

Político tradicional, Arquimedes é daqueles que batem na casa do povo, principalmente na zona rural e distritos para conversar e ouvir as histórias, aflições e soluções para os problemas do dia a dia. Em meio à pandemia, construiu um hospital municipal (Maria Deci Macedo Valença), que atende diariamente a população buiquense, além de implantar várias novas unidades básicas de saúde. No desenvolvimento econômico, recolocou Buíque como o maior produtor de leite de Pernambuco, com mais de 79 milhões de leite produzidos em 2020 e vem promovendo a certificação das queijarias que hoje participam de concursos nacionais de queijos. Na infraestrutura, foi responsável pelo asfalto que liga a cidade de Buíque ao Distrito do Catimbau, além da pavimentação de dezenas de ruas na cidade e distritos, bem como a reforma de toda a malha de estradas vicinais que tem manutenção permanente.

Ele governa Buíque com tesão de noivo, como fosse a primeira vez quando tinha apenas 38 anos. Quer fazer muito mais. Entre os projetos, a implantação dos sistemas de abastecimento das vilas do Carneiro e Catimbau e a pavimentação até o distrito de São Domingos, já autorizado pelo Governo do Estado.

REDEÇÃO:Ítala Alves
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS